Visita aos herbários

Agende sua visita aos herbários da UFVJM!

Os herbários consistem em uma coleção de plantas provenientes de uma determinada região geográfica, servindo como documentação e referência de informação botânica para diversos fins, como para o conhecimento e conservação da flora e seus recursos (alimentação, apicultura, paisagismo, entre outros). As informações dos herbários constituem-se na fonte fidedigna para o desenvolvimento de muitas outras áreas (taxonomia, anatomia, evolução, fenologia, ecologia, biogeografia, etnobotânica) e importante fonte de dados para o planejamento do desenvolvimento sustentável.

Na UFVJM existem dois herbários que armazenam cerca de 15.000 amostras de plantas, sementes, frutos e madeiras da rica flora regional, a qual tanto encantou os naturalistas viajantes do século XIX. Ambos possuem reconhecimento oficial junto à Rede Brasileira de Herbários (RBH) e ao Index Herbariorum.

O Herbário Dendrológico Jeanine Felfili (HDJF) foi criado por estudantes e docentes do Departamento de Engenharia Florestal da UFVJM, com o objetivo de congregar coleções científicas da flora regional, oferecendo assim o suporte necessário para as disciplinas deste curso. O acervo HDJF está dividido em três partes, a saber: material herborizado; xiloteca e carpoteca.

http://splink.cria.org.br/manager/detail?resource=HDJF

O Herbário DIAM está ligado ao Departamento de Ciências Biológicas, e abriga uma coleção de plantas provenientes principalmente dos campos rupestres do Espinhaço Meridional, incluindo exemplares de espécies raras e endêmicas da região.

Agende sua visita no link abaixo:

Formulário de Agendamento de Visita