Trabalhos

TRABALHOS

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS NO 39º ERBOT – MG, BA E ES

  • Haverá dois tipos de sessão de trabalhos científicos nas quais os autores apresentarão seus pôsteres e seus trabalhos orais, sendo que o apresentador deverá estar em local, data e horário estabelecidos pela comissão científica, informadas na programação do evento.
  • Os autores serão informados previamente sobre a sessão específica na qual seu(s) trabalho(s) será(ão) apresentado(s).
  • O apresentador deverá ser um dos autores do trabalho.
  • A ordem dos trabalhos determinada pela Comissão Organizadora deverá ser mantida, não sendo possível a troca de horários.
  • É de responsabilidade do(s) autor(es) a imediata retirada do material relativo ao seu pôster do local das apresentações. Os organizadores não se responsabilizam por material esquecido.
  • Os certificados dos autores serão disponibilizados para impressão no site do evento.

Pôsteres

  • Os pôsteres serão apresentados em local estratégico, a fim de que sejam observados por todos os participantes do evento, e deverão ser fixados em data e horário estabelecidos pela Comissão Organizadora (ver programação do evento).
  • Os pôsteres devem ser atrativos ao olhar e apresentar um balanço harmônico entre a quantidade de texto e as ilustrações (fotografia, quadros, gráficos, tabelas etc). Os textos devem ser curtos, claros e fáceis de serem lidos à distância. (MODELO SERÁ DISPONIBILIZADO EM BREVE).
  • As dimensões dos pôsteres serão de, no máximo, 0,90 m (largura) x 1,20 m (altura).
  • Os pôsteres deverão ser fixados no dia do evento com auxílio de um cordão de nylon ou material similar, cuja providência é de responsabilidade de cada autor.
  • O apresentador deverá permanecer junto ao pôster durante todo o período de apresentação.

Orais

  • Os apresentadores deverão comparecer à sala programada com antecedência mínima de 20 minutos e se identificar junto ao coordenador de sala;
  • Os arquivos das apresentações deverão ser entregues no local da apresentação até 20 minutos antes do início da sessão;
  • O tempo máximo de apresentação de cada trabalho é de 10 minutos, seguidos de 5 minutos para perguntas, sem intervalo entre um trabalho e outro;
  • As apresentações devem ser elaboradas seguindo as seguintes normas:
    • Usar o formato PowerPoint da Microsoft Office. Os arquivos, salvos em *.ppt ou *.pptx, devem ser nomeados com os números do simpósio e do número do trabalho, conforme constará na lista de apresentações no site do evento – Ex. 02_001 (Simpósio 02 e número do trabalho 001);
    • Incluir slide inicial contendo o logotipo do evento, o código (tema e número) e o título do trabalho, seguidos do(s) nome(s) do(s) autor(es), respeitando a ordem apresentada no Resumo;
    • Incluir rodapé com o logotipo menor do evento nos demais slides e informações para contato com os autores no slide final;
    • Utilizar tipo de fonte (Arial ou similar) e tamanho de letra (mínimo 14) adequada para visualização em salas de porte médio; e
    • É recomendável a utilização de imagens e gráficos.
  • O tempo estipulado para cada trabalho deverá ser rigorosamente obedecido, tanto para início quanto para término de cada apresentação.
  • Em todas as salas estará disponível para as apresentações projetor multimídia (data show) ou televisor com microcomputador e, por segurança, não será permitida a utilização de equipamentos pessoais.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

ORIENTAÇÕES GERAIS

Os trabalhos submetidos ao 39º ERBOT – MG, BA, ES devem ser resumos simples. Elabore o resumo a partir do arquivo-modelo disponibilizado abaixo, salvando-o em formato *DOC antes de enviá-lo. Após o aceite do trabalho, cada autor/a será notificado/a para submeter a versão final do trabalho visando à editoração dos Anais.

Clique aqui para baixar o Modelo de Resumo Simples

Os resumos, no formato *DOC, devem ser enviados para o e-mail 39erbot@gmail.com

Todos os resumos aceitos pelo comitê técnico-científico para apresentação durante o 39º ERBOT – MG, BA, ES serão publicados nos Anais do evento, em formato eletrônico.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Período de submissão: de 10 de dezembro de 2018 até 31 de maio de 2019

Após realizar sua inscrição e receber o comprovante, envie o resumo, em anexo (de acordo com as regras de elaboração descritas acima), para o e-mail 39erbot@gmail.com. No corpo do e-mail indique os nomes completos dos autores e a área temática em que será apresentado e preencha o formulário a seguir: https://forms.gle/axPJj4V2fxF7J2wv6

Lembre-se de preencher corretamente os nomes dos/as autores/as, a partir dos quais serão emitidos os certificados e elaborado o índice remissivo para os Anais.

Observe, ainda, as seguintes orientações:

  • Cada inscrição dará direito à submissão de 2 (dois) resumos;
  • Ao menos um/a autor/a de cada resumo deverá estar inscrito/a no evento e com pagamento efetuado e confirmado até a data limite para a submissão de trabalhos;
  • Cada resumo deve ser inscrito por apenas um/a dos/as autores/as do trabalho;
  • Serão aceitos resumos em português, espanhol ou inglês;
  • A qualidade do texto (gramática, ortografia e formatação) é de responsabilidade dos/as autores/as e será considerada como critério de avaliação pelo comitê técnico-científico;
  • Não serão aceitos resumos de trabalhos apresentados em congressos anteriores ou de projetos de pesquisa em andamento, sem resultados obtidos;
  • Cada resumo deverá ser enquadrado em uma das áreas temáticas listadas abaixo.

ÁREAS TEMÁTICAS

  1. Bioquímica, Fitoquímica
  2. Botânica Estrutural
  3. Ecologia Vegetal
  4. Ensino de Botânica
  5. Florística
  6. Genética
  7. Botânica Econômica
  8. Etnobotânica
  9. Sistemática e Taxonomia

APRESENTAÇÃO ORAL E PÔSTER

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS

Elabore o resumo a partir do arquivo-modelo correspondente disponibilizado abaixo, salvando-o em formato *.PDF antes de submetê-lo ao site do evento. Após o aceite do trabalho, cada autor/a será notificado/a para submeter a versão final do trabalho visando à editoração dos Anais.

Clique aqui para baixar o Modelo de Resumo Simples

TÍTULO DO RESUMO

  • Deve ser informativo e breve, escrito em negrito, centralizado (fonte Times New Roman, tamanho 14), com apenas a primeira letra e as iniciais de substantivos próprios em maiúsculas;
  • Nome científico, quando referido no título, deve ser escrito em itálico e vir acompanhado dos autores e do nível taxonômico ao qual é subordinado, entre parênteses;
  • Na linha seguinte, deve constar o nome de cada autor/a, separados por ponto e vírgula, caso necessário (fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado);
  • Na linha seguinte, incluir a instituição de afiliação abreviada de cada autor/a, separadas por ponto e vírgula, caso necessário. E-mail para contato deve vir após a afiliação do/a autor/a a ser contatado/a (fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado).

TEXTO PARA RESUMO SIMPLES (APRESENTAÇÃO EM PÔSTER)

  • Parágrafo único e com até 2.500 caracteres (incluindo espaços), estruturado com introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusões. O texto do resumo é contínuo e subtítulos como “introdução”, “metodologia” etc., não devem ser incluídos;
  • Não entram na contagem de caracteres o título, o nome, o e-mail e a instituição de afiliação dos/as autores/as;
  • Resumos com número de caracteres maior que 2.500 não serão aceitos;
  • Nomes científicos (espécie e gênero) devem ser sempre grafados em itálico;
  • Nomes de espécies devem vir acompanhados do nome do/a respectivo/a autor/a na primeira citação após o título;
  • Siglas de instituições que apoiaram o trabalho podem ser incluídas após o texto do resumo, entre parênteses, separadas por vírgula);
  • Na linha seguinte ao texto do resumo, incluir três palavras-chave distintas das que constam no título do trabalho, separadas por ponto;
  • A página deve estar configurada em formato pôster (90 x 120 cm).